MP Debate: Desafios à regularização fundiária das Unidades de Conservação da Natureza de Proteção Integral

MP Debate: Desafios à regularização fundiária das Unidades de Conservação da Natureza de Proteção Integral

Para analisar os aspectos jurídicos que envolvem a regularização das Unidades de Conservação da Natureza de Proteção Integral, bem como sanar dúvidas das Promotorias de Justiça atuantes na matéria ambiental sobre como o processo deve funcionar na prática, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU), realiza debate no dia 11 de agosto.

A criação de Unidades de Conservação (UC), ou seja, de espaços com delimitação territorial determinada destinados à conservação da biodiversidade é de suma importância para efetivação ao direito fundamental ao meio ambiente equilibrado. Conforme dispõe a Lei Federal nº 9985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, as UC são categorizadas consoante seu objetivo de preservação.

O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos na Lei n.º 9.985/2000.

Estão inseridas na categoria de UCs de Proteção Integral: as Estações Ecológicas; as Reservas Biológicas; os Parques Nacionais; os Monumentos Naturais e os Refúgios de Vida Silvestre, sendo que após a criação é preciso que se encaminhe o processo de regularização fundiária da área demarcada; que seja elaborado o plano de manejo, ademais de ser definido o regime de visitação. Tais etapas são fundamentais para a regularização da UC e seu efetivo implemento de modo a cumprir as suas funções ecológicas.

Palestrantes:

Alexandre Gaio – Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná, atualmente em exercício no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo e na Coordenação do Gaema – Regional Curitiba. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Autor de diversos artigos científicos sobre o tema meio ambiente e do livro “Lei da Mata Atlântica Comentada” (editora Almedina).

Angela Kuczach – Diretora-executiva da Rede Nacional Pró Unidades de Conservação. Bióloga formada pela Universidade Federal do Paraná. Atuou na área de pesquisa e conservação de grandes carnívoros, onde teve o interesse despertado para a biologia da conservação e proteção de áreas naturais. Durante esse período, foi voluntária da Rede Pró UC, e fez parte do corpo técnico da instituição. A partir de 2010, passou a atuar na área de fortalecimento e gestão de projetos, fomentando ações de conservação da natureza no Brasil. Em 2014, foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela Revista Época.

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn