Dicas de como se comportar durante as reuniões online

Dicas de como se comportar durante as reuniões online

 

Com a pandemia da Covid-19 as reuniões virtuais deixaram de ser uma opção e passaram a ser uma necessidade. São a solução para encontros profissionais, familiares ou entre amigos em tempos de distanciamento.

Em se tratando principalmente das reuniões virtuais de trabalho é preciso tomar alguns cuidados. Confira as dicas:

 

1. Teste a plataforma antes da reunião

Verifique a tecnologia usada antes da hora da chamada. Analise se tudo está funcionando corretamente e faça algumas execuções de teste antes de começar.

As falhas na conexão ou em qualquer outro equipamento vão impactar negativamente no engajamento da transmissão ao vivo. Quanto mais cedo você identificar problemas, mais cedo você poderá corrigi-los antes que eles afetem a experiência dos participantes.

2. Apresente todos os integrantes da reunião

Apresente todos que estão na chamada. Isso é especialmente importante se tiver desativado o áudio de todos, menos o seu. A intenção é criar um ambiente acolhedor como se estivesse realizando a reunião pessoalmente.

3. Utilize roupas apropriadas

Esta é uma reunião profissional? Então vista-se adequadamente. Atualmente, existem inúmeras histórias sobre profissionais vestidos de maneira inadequada ou apenas parcialmente apropriada para videoaulas e reuniões. De fato, algumas escolas começaram a usar códigos de vestuário, após a situação se tornar crítica. Em geral, siga as mesmas recomendações de quando está na TV ou sendo filmado: não use roupas ou estampas que distraiam. O mesmo vale para as joias: escolha peças discretas.

As roupas fazem parte de um conjunto de comunicação não verbal e a escolha errada da sua vestimenta pode tirar a atenção do o que realmente importa: a mensagem.

4. Olhe para a câmera

Tenha em mente que a lente da câmera são todas as pessoas que te assistem.
Falar “olhando no olho” é essencial para transmitir confiança e conexão. No entanto, isso não quer dizer que você precisa ficar com o olhar fixo para o visor. Então, interaja com a câmera como se você estiver conversando naturalmente.

Quando o vídeo estiver no ar, desative-o se precisar se envolver com atividades não profissionais ou inapropriadas. Melhor ainda, mantenha o foco durante toda a reunião.

5. Não interrompa a fala dos outros

Aguarde uma pausa para falar. Interromper a fala do outro é ainda pior em uma vídeo chamada, pois não é tão fácil para todos saberem quem teve essa atitude.

6. Não grave uma reunião até que todos concordem em serem gravados

Não grave a reunião, a menos que todos saibam que você está fazendo isso e concordarem em ser gravados.

7. Seja pontual

Inicie a reunião no horário marcado. Infelizmente, é comum ver transmissões e eventos online atrasando, porém, isso é falta de respeito com quem se inscreveu. Portanto, a sua transmissão deve começar na hora marcada e não se estender muito, terminando no horário que estava previsto.

8. Atente-se ao cenário (local deve ter o fundo mais neutro possível)

É fundamental pensar com cuidado no local onde você estará ao gravar as imagens ou fazer a transmissão ao vivo. Procure um local que ofereça um fundo mais neutro possível, como uma parede lisa ou uma estante de livros.

 

Fonte: Forbes, E-inscrição e O Liberal

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
× Como posso te ajudar?