Assista à live “Mata Atlântica em Pé: os desafios e os resultados da operação nacional 2020”
Para discutir os principais avanços, resultados e desafios da operação nacional Mata Atlântica 2020, a Escola Superior do Ministério Público do Paraná – MPPR, em parceria com o Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente – ABRAMPA, Polícia Ambiental Força Verde no Estado do Paraná, MapBiomas e SOS Mata Atlântica, promoveu live no dia 2 de outubro.
Dentre os temas abordados estiveram a apresentação do Projeto Mata Atlântica em Pé; SOS Mata Atlântica e sistema Mapbiomas Alerta: apoio e funcionalidades; atuação da Polícia Ambiental na Operação (planejamento, metodologia e resultados no Estado do Paraná); divulgação dos resultados da Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2020 e o aumento dos índices de desmatamento.
Além da significativa biodiversidade a ser conservada, cerca de 170 milhões de pessoas vivem na abrangência do bioma Mata Atlântica e dependem de seus serviços ambientais.
Convidados:
Alexandre Gaio é promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Paraná, atualmente em exercício no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU) e na Coordenação do GAEMA – Regional Curitiba. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR. Autor de diversos artigos científicos sobre o tema meio ambiente e do livro “Lei da Mata Atlântica Comentada” (editora Almedina).
Mário Mantovani é diretor da Fundação SOS Mata Atlântica. Atua na Frente Parlamentar Ambientalista desde 2007. Um dos idealizadores da Lei da Mata Atlântica. É geógrafo e ambientalista há mais de 35 anos.
Marcos Rosa é coordenador técnico do Projeto MapBiomas. Responsável técnico pelo Atlas dos Remanescentes Florestais da SOS Mata Atlântica/INPE e pela ArcPlan. Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutorando no Programa de Geografia Física da FFLCH/USP. Tem mais de 20 anos de experiência na área de geoprocessamento, cartografia digital e sensoriamento remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, monitoramento e meio ambiente.
Adilson Luiz Correa dos Santos é Tenente-Coronel PM. Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde no Estado do Paraná. Especialista em Gerenciamento Integrado da Segurança Pública, em Direito Administrativo Disciplinar e em Segurança Pública.
Público: integrantes do MP brasileiro, Órgãos Públicos Ambientais, Polícias Ambientais e Florestais, Associações da Sociedade Civil com atuação na proteção ao meio ambiente, representantes da imprensa e comunidade.
Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Novidades Jurídicas”.
Parceiros:
- Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo
- Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente – ABRAMPA
- Polícia Ambiental Força Verde no Estado do Paraná
- MapBiomas
- SOS Mata Atlântica
Fonte: MPPR