Ministério Público do Paraná empossa novo procurador de Justiça

Ministério Público do Paraná empossa novo procurador de Justiça

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná recebeu nesta terça-feira, 24 de agosto, Samir Barouki como novo integrante. A solenidade de posse, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, foi realizada na sede da instituição, em Curitiba, com restrição de público, em virtude das medidas de prevenção ao contágio da Covid-19.

Durante a sessão solene, Samir Barouki recebeu a tradicional veste talar, colocada por sua esposa, Cristiane Kalil Barouki, e, após, prestou o compromisso legal ao assumir o novo cargo e assinou o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público.

Boas-vindas

Representando o Colégio de Procuradores de Justiça, a Procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço recebeu o colega e declarou sua admiração pelo empossado, enfatizando sua versatilidade e comprometimento com os temas que são de atribuição do Ministério Público. “Sempre discreto, ponderado e competente, Samir dedicou-se com o mesmo afinco em sua trajetória a todas as atividades que exerceu, seja na área criminal ou cível, na defesa do patrimônio público e dos direitos do idoso, da pessoa com deficiência e da infância e juventude. Isso é admirável, pois no exercício de nossa profissão temos que compreender que tudo importa, sem espaço para reducionismos”, ressaltou a procuradora de Justiça.

O presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, salientou o momento simbólico de renovação representado pela solenidade. “Após trinta anos de dedicação ao serviço público, desde seu ingresso nas fileiras ministeriais, a data de hoje firma uma nova fase de comprometimento com a sociedade paranaense, que poderá continuar contando com sua qualidade e competência.”

Em seu discurso de posse, Samir Barouki agradeceu familiares e colegas e reiterou que assume o cargo com ânimo renovado e grande senso de responsabilidade para lutar por um ideal de sociedade livre, plural e justa. “Quero contribuir concretamente para o contínuo aperfeiçoamento das atividades ministeriais, sempre com o viés de trazer maior sensibilidade à letra fria da lei, observando as prioridades instituídas no ordenamento jurídico e direcionando esforços com ênfase na busca da inclusão social, sem distinção de raça, credo, orientação sexual ou religiosa” ressaltou o novo procurador de Justiça.

Encerramento

Ao encerrar a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, destacou a trajetória pessoal e profissional do empossado e sua perspectiva de continuidade de atuação combativa em defesa da população, a cargo de uma instituição altaneira, forte e entregue ao seu legítimo destino social. “O Ministério Público que Samir Barouki sonha e coloca em prática é aquele que persegue um ideal de Justiça e de progressiva construção de um mundo de iguais. Em um contexto ainda marcado pela desigualdade e pela exclusão de segmentos expressivos do povo brasileiro da possibilidade de viver dignamente, Samir atua para a alteração dessa realidade rumo a construção de uma sociedade cada vez melhor e mais justa”, declarou Giacoia.

Trajetória

Catarinense, Samir Barouki graduou-se na Faculdade de Direito de Joinville, sua cidade natal, em 1987. Em outubro de 1991, ingressou no MPPR, atuando nas comarcas de Foz do Iguaçu, Mangueirinha, Piraí do Sul, União da Vitória e Curitiba. Na capital, trabalhou na Promotoria de Justiça com atuação perante a Vara da Auditoria Militar, na Vara de Execuções Penais e na Promotoria de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público. Atuou também nos Centros de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos do Idoso e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ainda não eram unificados, e no Caop das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente. De 2004 a 2012 integrou o Núcleo de Combate aos Crimes Praticados por Prefeitos. Desde 2013 atuava perante as Varas Cíveis do Foro Central da capital. Agora como procurador, vai assumir a 5ª Procuradoria Cível.

Fonte: MPPR

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
× Como posso te ajudar?