Saiba quais as diferenças entre os crimes de roubo e de furto

Saiba quais as diferenças entre os crimes de roubo e de furto

Você chega no estacionamento para buscar seu carro e percebe que ele não está mais lá. Você foi vítima de furto ou roubo? Ambos são descritos no Código Penal como crimes contra o patrimônio, mas o que os diferencia? O Entenda Direito deste mês explica as características de cada um e o que pode levar a quem os pratica a ter sua pena agravada ou diminuída.

Projeto – O Entenda Direito é uma releitura de iniciativa anterior – o “Pílulas de Direito para jornalistas” – lançada pela Assessoria de Comunicação do MPPR em 2005 e premiada em 2006 com o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Inicialmente voltada aos profissionais da imprensa, o projeto agora busca comunicar-se com toda a população. A proposta é ampliar o entendimento das pessoas sobre questões que podem impactar diretamente o seu dia a dia, por meio de textos simples e diretos que buscam “traduzir” expressões do universo jurídico.

Falsidade Ideológica – O tema anterior do Entenda Direito foi o crime de falsidade ideológica, que ocorre, por exemplo, quando alguém declara em seu currículo possuir uma qualificação ou titulação acadêmica que não corresponde à realidade. Confira na página as implicações desse delito, as penas impostas a quem o comete e as diferenças em relação a outros crimes que podem parecer semelhantes, como a alteração material de documentos.

 

Acesse o Entenda Direito: Furto e Roubo
Acesse a página com todos os textos

Fonte: MPPR

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn