Assista à live "Mulheres e MP"

Assista à live “Mulheres e MP”

Pensar sobre gênero também é pensar sobre liberdade e cidadania. No mundo atual onde pessoas se expressam de forma tão diversa e plural, o respeito à singularidade e a tolerância de cada indivíduo torna-se fator de extrema importância. Olhar para um mundo com mais respeito à diversidade dos gêneros é entender que o outro, independente de sua orientação é alguém que merece respeito e direitos políticos, sociais e econômicos. Para discutir a necessidade de aprimoramento da atuação do Ministério Público nessa área, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Conselho Nacional do MP e Unidade Nacional de Capacitação, realizou live no dia 10 de dezembro.

No Brasil, a violência de gênero cresce vertiginosamente, de modo que os atores da Justiça devem se voltar a garantir um ambiente institucional que não se apresente um locus de represália, retaliação e desestímulo a denúncias. Diante disso o Ministério Público deve promover perante todos aqueles que compõem seus quadros uma qualificação em direitos fundamentais desde uma perspectiva de gênero, de modo que aqueles que oficiam diante das mais diversas áreas desenvolvam a orientação de respeito e atenção à condição especial da mulher.

Convidadas

Fernanda Marinela: advogada e professora do G7 Jurídico. É conselheira no Conselho Nacional do Ministério Público e conselheira federal da OAB pelo Estado de Alagoas. É coordenadora de comunicação da OAB Nacional e presidente de honra da Comissão Nacional da Mulher Advogada OAB/Mulher.

Sandra Krieger: doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí –UNIVALI. Professora titular na Universidade Regional de Blumenau-FURB. Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela Seccional de Santa Catarina. Conselheira e presidente da Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP.

Mediação

Samia Saad Gallotti Bonavides: procuradora de Justiça. Subprocuradora-geral para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora do Núcleo de Prática e Incentivo à Autocomposição (Nupia).

Symara Motter: promotora de justiça e diretora das Mulheres Associadas da Associação Paranaense do Ministério Público.

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn