Live | As relações entre política e justiça no Brasil contemporâneo

Live | As relações entre política e justiça no Brasil contemporâneo

No debate sobre o cenário político brasileiro é cada vez mais comum a presença de termos como “judicialização da política”, “judicialização do Estado” ou até mesmo “politização da justiça” para expressar a atuação e relação entre instituições do sistema de Justiça e do sistema político brasileiro. Os embates entre o âmbito político e jurídico levantam questionamentos e controvérsias sobre as interferências de um sistema sobre o outro, provocando debates sobre os limites de atuação entre executivo, legislativo e judiciário.

Para aprofundar a reflexão sobre essas interações na realidade brasileira e compreender a dinâmica de nossa democracia, a Escola Superior do MPPR, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPR, realiza live com o cientista político e professor da Universidade de São Paulo, Rogério Arantes.

 

Data: segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Horário: 15 horas

 

Convidado:

Rogério Arantes é cientista político formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em Ciência Política pela mesma instituição. Professor de Ciência Política na USP e pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, no âmbito do programa “Ano Sabático”, desenvolvendo o projeto “Corrupção política e crime organizado no Brasil”. Autor de diversos artigos e livros tais como “Ministério Público e Política no Brasil” e “Judiciário e Política no Brasil”, é um dos maiores especialistas no estudo do sistema político e das instituições de justiça do país, incluindo o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.

Mediador:

Paulo Roberto Neves Costa é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Professor de Ciência Política da UFPR, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e pós-doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.

 

Assista aqui à transmissão

 

Público: integrantes do sistema de Justiça, acadêmicos e demais interessados.

Obs: as lives não são certificadas.

Parceiros

  • Programa de Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) – UFPR
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR

 

Fonte: MPPR

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn