Live | Segurança Pública e Direitos Humanos, nesta quinta-feira (15)

Live | Segurança Pública e Direitos Humanos, nesta quinta-feira (15)

Para discutir a Segurança Pública e sua intrínseca relação com os Direitos Humanos, a Escola Superior, em parceria com os Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos e Criminal, do Júri e Execuções penais, promove live no dia 15 de outubro, às 10h, com a participação de renomados pesquisadores nacionais.

Sob uma perspectiva sociológica, os expositores abordarão temas como medo e insegurança, modalidades de violência, possíveis explicações para o crescimento dos crimes, a qualidade das estatísticas oficiais e produzidas por investigações científicas e as políticas públicas de segurança e justiça. O foco das análises contemplará não apenas a violência e os crimes na sociedade brasileira mas também comparações internacionais.

A proposta ampliará, no MP, a compreensão da violência e suas causas, aprimorando a resposta institucional a esse fenômeno complexo.

Convidados:

Sérgio Adorno é graduado em Ciências Sociais (USP, 1974) e doutor em Sociologia (USP, 1986). É professor titular (aposentado) do Departamento de Sociologia (FFLCH USP). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (1991-95), secretário executivo da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 1997-2000), diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2012-2016) e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (2001-2017). Presentemente, coordena o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão nos Estudos sobre Violência (CEPID/FAPESP), sediado na USP. Suas principais áreas de investigação compreendem questões sobre violência urbana, sistema de justiça criminal, controle democrático da violência e direitos humanos. É autor de Os Aprendizes do Poder (São Paulo, EDUSP, 2019, 2a. ed).

Samira Bueno é socióloga. Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da FGV-EAESP com estágio sanduíche no Centre of Latin American Studies – CLAS da Universidade de Cambridge. Graduada em Ciências Sociais pela USP. É diretora-executiva da ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foi selecionada pela publicação “Forces of Change III” do Escritório Regional das Nações Unidas para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento na América Latina e Caribe – UNLIREC como uma das 60 mulheres da América Latina que se destacaram na luta pelo desarmamento e cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) e do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP), ambos da FGV/EAESP.

Daniel Cerqueira é doutor em Economia pela PUC-Rio. É presidente do Instituto Jones dos Santos Neves.  É conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e coordenador do Atlas da Violência. Foi professor dos programas de MBA da FGV (1995-2014). Foi analista do Banco Central do Brasil (1994-1995). Foi diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea (2012-2015). Foi research fellow do Crime Working Group do National Bureau of Economic Research (NBER) (2012-2013). Foi consultor do BID, Unesco e do PNUD, tendo ainda prestado assessoria ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Segurança Pública. A sua tese de doutorado “Causas e Consequências do Crime no Brasil” recebeu os dois prêmios mais importantes de economia do país, do BNDES e da Associação de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

 

Público: integrantes do MP brasileiro e comunidade.

Trilha: este evento integra a Trilha de Aprendizagem “Políticas Públicas e Orçamento”.

 

Serviço:

Data: quinta-feira, 15 de outubro

Horário: 10 horas

 

Acesso à transmissão

Fonte: MPPR

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn