Erros comuns no home office que afetam a produtividade - Fempar

Erros comuns no home office que afetam a produtividade

 

Com a pandemia do coronavírus o home office passou a ser uma realidade para muitos profissionais. Para algumas pessoas, esta é a primeira experiência com trabalho em casa, o que se transforma num grande desafio à produtividade.

Confira abaixo alguns erros comuns comuns cometidos por quem trabalha em casa.

 

Falta de planejamento

Muita gente acredita que home office é o mais puro retrato da liberdade e que o profissional tem total autonomia por determinar os próprios horários de trabalho. A parte de determinar os horários até que é verdade, mas nem por isso o Home Office significa “eu trabalho quando bem entendo”. É necessário ter em mente que mesmo sendo feito em casa, ainda assim é um trabalho. Sendo assim, há horários a serem cumpridos.

A falta de um bom planejamento no dia a dia compromete a eficiência do seu home office, pois quando você menos espera, as tarefas diárias de casa acabam se misturando com o trabalho profissional. A melhor maneira para evitar isso é estabelecer horários fixos para as horas de trabalho. Com isso, fica mais fácil organizar melhor o seu dia a dia.

Ausência de uma boa presença digital

Essa é uma falha cometida por alguns profissionais como fotógrafos, designers e demais freelancers que atuam em home office. Por mais que você tenha um local organizado para atuar em sua casa, por mais ainda que você faça um excelente trabalho, é necessário mostrar a qualidade do serviço. É aí que criar um site ou um blog para divulgar a produção é fundamental.

Um site se torna o cartão de visita para quem atua em home office. Ele comporta os melhores trabalhos feitos pelo profissional e se torna um excelente material para atrair mais clientes. Além do mais, divulgar o site ou o blog em redes sociais – especialmente no LinkedIn – também é essencial para o êxito do freelancer.

Trabalhar na cama ou no sofá

Ter um espaço reservado especialmente para trabalhar é essencial. Não existe uma fórmula mágica para o espaço de trabalho ideal. Mas, para maior efetividade, tente reproduzir o máximo a aparência do seu escritório. Considere investir em uma cadeira confortável, armários e equipamentos de informática. Algumas companhias permitem que os funcionários peguem esses itens emprestados, então consulte o seu supervisor.

Ter uma fonte de luz também irá te ajudar a se sentir mais confortável. Estudos descobriram que luzes que combinam com a temperatura ambiente tornam os trabalhadores mais produtivos. Uma forma simples de alcançar esse resultado é mover seu espaço de trabalho para perto de uma janela.

Ficar incomunicável

Ficar incomunicável pode ser um problema. É preciso se certificar, portanto, que todos estão fazendo parte das conversas profissionais. Isso não significa que você precisa ficar checando e-mails constantemente, apenas fazer isso com regularidade. Saia da sua zona de conforto, pergunte sobre as metas da semana, dê ou peça um feedback direto sobre o seu trabalho.

Negligenciar a saúde

Sem reuniões para atender, colegas de trabalho para tomar café ou longos corredores você tende a ficar cada vez menos ativo. Tudo isso causa impactos na sua saúde. Portanto, tire sempre alguns minutos para se exercitar e se dedicar a outras atividades. Passeie com seu cachorro, faça um alongamento ou realize alguns serviços domésticos.

Não estabelecer limites

É fácil ficar distraído por questões pessoais quando você está trabalhando de casa. É por isso que você precisa estabelecer limites – como uma agenda restrita, na qual você deve seguir religiosamente – para prevenir distrações. A melhor forma de se fazer isso é criar uma lista de metas para o seu dia, que inclua uma série de tarefas mensuráveis que precisam ser realizadas.

Estabeleça limites para seus conhecidos, também. Claro que existem exceções, como o caso de você precisar cuidar de uma criança sozinho. Mas, pelo resto de tempo, seja claro com seu parceiro e amigos sobre o que você está fazendo.

Muito cuidado com as redes sociais. Elas podem ser um gatilho para acabar com sua produtividade.

Não aproveitar a oportunidade

Trabalhar de casa pode ser encarado como um privilégio, especialmente durante a epidemia de coronavírus. Alguns profissionais, como aqueles que trabalham em hospitais, não possuem a mesma possibilidade. Logo, aproveite essa oportunidade para aprender mais, aprimorando suas habilidades.

 

Fonte: Época Negócios e Jornal Contábil

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn