Como manter a produtividade no home office

Como manter a produtividade no home office

Com o isolamento ocasionado pelo Coronavírus algumas empresas liberaram seus funcionários para trabalhar em casa – o chamado home office. No entanto, para muitas pessoas o trabalho remoto é novidade. Por isso, selecionamos seis dicas para que o trabalho em casa seja produtivo.

Dica 1: Evite distrações

Cuidado com distrações em casa, que é um dos maiores desafios quando se trabalha remotamente. Mantenha o foco nas tarefas e evite procrastinar, deixe de lado as tarefas domésticas. Deixe para fazê-las depois do horário de trabalho.

Dica 2: Escolha um ambiente limpo, organizado e silencioso

Ter um local exclusivo para trabalhar pode colaborar muito para a sua produtividade. Quando for trabalhar em home office, procure selecionar um cantinho na casa que seja silencioso e confortável para desenvolver suas atividades.

Este lugar não precisa ser muito grande, mas é importante que você se acostume a sentar ali para trabalhar. Assim, os demais moradores da casa também saberão que quando você está ali é para trabalhar, e que não podem mexer no seu espaço.

Dica 3: Crie uma lista de tarefas por ordem de prioridade

Para não perder o foco, vale a pena criar uma lista de tarefas para se fazer no dia, o que vai deixar você mais organizado, motivado e mais produtivo em casa. Enquanto cria a lista, pense em grandes tarefas mas também em coisas pequenas. Faça um check list enquanto realiza cada uma delas, isso vai fazer com que você se mantenha motivado durante o dia.

Mantenha a lista escrita num papel e fixe num lugar visível, não deixe ela apenas na sua cabeça. Deixar todas as tarefas e ideias na cabeça pode fazer com que você esqueça facilmente o que fazer. E riscar o papel assim que as tarefas forem sendo concluídas vai manter você motivado.

Dica 4: Estabeleça os horários para realizar cada tarefa

Trabalho remoto requer maior organização, para isso montar um cronograma de trabalho pode facilitar nas tarefas diárias. Inclua também nesse cronograma pausas, que são importantes para manter a saúde física, mental e emocional.

Quando você criar sua escala, aproveite para também para colocar outras tarefas do dia-a-dia, como horário de almoço, tempo para limpar a casa, banho, exercícios. Se você tem filhos, coloque o tempo de cuidados com eles também nessa tabela. Com toda a escala diária pronta, deixe-a num lugar visível e avise aos colegas de trabalho quais são seus horários disponíveis para o trabalho. Seus colegas e sua família devem entender essa escala e respeitá-la.

Dica 5: Crie um cronograma do seu dia, inclua as pausas

Trabalho remoto requer maior organização, para isso montar um cronograma de trabalho pode facilitar nas tarefas diárias. Inclua também nesse cronograma pausas, que são importantes para manter a saúde física, mental e emocional.

Quando você criar sua escala, aproveite para também para colocar outras tarefas do dia a dia, como horário de almoço, tempo para limpar a casa, banho, exercícios. Se você tem filhos, coloque o tempo de cuidados com eles também nessa tabela. Com toda a escala diária pronta, deixe-a num lugar visível e avise aos colegas de trabalho quais são seus horários disponíveis para o trabalho. Seus colegas e sua família devem entender essa escala e respeitá-la.

Dica 6: Comunique-se com a sua equipe

Trabalhar de casa às vezes pode parecer solitário, mas a interatividade com a equipe deve continuar, já que é preciso tomar decisões e dar e receber feedbacks. Por isso é importante encontrar maneiras para entrar em contato com a equipe remotamente. A internet facilita e muito, assim como ferramentas de videoconferência podem facilitar nesses encontros.

O e-mail é eficaz para fazer uma decisão mais oficial ou para passar informação, mas aplicativos como WhatsApp podem fazer com que a comunicação seja mais rápida e efetiva. Se você precisa entrar em contato para uma resposta rápida, o e-mail é a ferramenta menos indicada.

Dica BÔNUS

Aproveite as ferramentas do Google liberadas para home office até julho de 2020.

Fonte: Tribuna do Paraná e Meu Negócio UOL

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