7 dicas para passar em concursos públicos jurídicos

7 dicas para passar em concursos públicos jurídicos

O tempo escasso para uma preparação adequada é um dos fatores que tornam a aprovação em concurso público um desafio ainda maior. Para que o objetivo seja alcançado é fundamental traçar estratégias que facilitem esse processo.

Confira 7 dicas para ser aprovado em concurso público.

1. Faça um bom planejamento

Um bom planejamento é base para qualquer preparação. Para quem tem pouco tempo sobrando, ele é vital! Sem um cronograma adequado a sua rotina, vai ser muito difícil dar conta do volume de conteúdo a ser estudado. Por isso, é preciso ter um panorama geral da sua situação: quantidade de materiais e tempo disponível.

Com essas informações, é sentar e criar um plano de estudos. Você pode ter um cronograma físico ou apelar para aplicativos que vão facilitar a criação, manutenção e acompanhamento de um.

2. Estude por ciclos

Pesquisas já apontaram que a maioria das pessoas funciona melhor em ciclos, com períodos de concentração e produtividade de até 90 minutos. Após esse tempo, a performance começa a cair e os resultados já não são tão bons.

Então, o ideal é fazer pequenas pausas, nas quais você vai se dedicar a algo totalmente alheio aos concursos, e retomar os estudos logo em seguida. Com o tempo, seu cérebro vai aprender a ler esses períodos como uma “tomada de fôlego” e passar a responder de maneira mais efetiva.

3. Utilize técnicas de estudos

As técnicas de estudos são ferramentas muito úteis para obter melhores resultados. Com elas, é possível otimizar o tempo e dar mais efetividade ao aprendizado. Há muitos métodos reconhecidamente eficientes, basta que você faça testes até encontrar aquele (ou aqueles) ao qual se adapta e que atende as suas necessidades.

Entre as técnicas mais conhecidas estão a de estudo por questões e a pomodoro. Você pode, ainda, estudar com mapas mentais, flashcards e investir em bons resumos. Todas elas são de grande ajuda na hora de estudar para concursos públicos.

4. Não esqueça de revisar

Apenas anotar o conteúdo de forma resumida não vai levá-lo a resultados melhores. É preciso, então, incluir as revisões no seu cronograma, pois para que seja efetiva, precisa também ser periódica.

De nada vai adiantar revisar uma única vez, alguns dias antes da prova, por exemplo. Portanto, crie um cronograma que faça sentido dentro da sua rotina para as revisões. O ideal é que você faça a chamada repetição espaçada, que pode ser assim: Uma primeira revisão em torno, 24 horas depois de ter estudado um conteúdo. A segunda revisão pode ficar para cerca de uma semana depois. A terceira pode ser feita depois de um mês dias. A partir daí, o intervalo pode ser fixo.

5. Atente ao ambiente de estudo

Como já falamos, o tempo de quem tem a agenda apertada precisa ser muito bem aproveitado. Para tanto, requer muita concentração. Nesse contexto, o local onde você estuda faz toda a diferença.

Afinal, para manter o foco em alguma atividade é preciso se sentir confortável. O espaço deve ser bem iluminado, arejado, sem circulação de pessoas ou muitos barulhos. Da mesma forma, é imprescindível evitar todo tipo de distração: dê um tempo no celular e nas redes sociais, mantenha seu material sempre à mão para não se levantar a todo instante. Se mora com familiares ou amigos, converse com eles para que não lhe interrompam se não for urgente.

6. Aposte em técnicas de motivação

Com tanta coisa para fazer — trabalho, família, estudos — é difícil mesmo manter a determinação. E muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho. Para evitar o desânimo a todo custo, você pode apostar em algumas técnicas e hábitos para garantir a motivação para concursos públicos. Traçar metas realistas, dar-se pequenos prêmios ao cumprir objetivos, monitorar seus avanços…

Tudo isso pode lhe ajudar a segurar a energia no alto.

7. Mantenha-se tranquilo

Veja bem, você já tem um tempo limitado para estudar, então não o perca ficando estressado. Entre os períodos de estudos e no seu tempo livre, tente praticar técnicas de relaxamento, que são ótimas aliadas da saúde mental. Mantenha-se calmo e acredite no seu potencial. Seguindo as dicas de concursos que listamos aqui, suas chances são ótimas.


Invista em um curso preparatório

A Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – Fempar oferece cursos de Pós-Graduação/Especialização em Direito (válido como um ano de prática jurídica) e Atualização em Direito. Conheça os cursos aqui.

Fonte: Próximos Concursos

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn