Confira 7 dicas para os profissionais de direito aumentarem a produtividade no trabalho

Confira 7 dicas para os profissionais de direito aumentarem a produtividade no trabalho

Organizar as tarefas dentro de um escritório de advocacia pode ser um grande desafio para muitos, principalmente para aqueles que acabaram de abrir um. Nesse contexto, vale lembrar que uma boa gestão de processos não se limita apenas a cumprir os prazos processuais.

Em todo negócio/serviço existe uma concorrência de mercado e, nessa situação, é necessário aumentar a produtividade para conseguir oferecer um serviço melhor.

Compilamos sete sugestões de como tornar o trabalho mais produtivo. Confira:

1. Estabeleça metas

Somos muito mais produtivos quando estabelecemos metas. O nosso cérebro precisa de um objetivo para seguir. Ele consegue trabalhar melhor dessa maneira e acaba nos deixando mais eficientes e eficazes.

Lembre-se: as metas precisam ser quantificadas. Por exemplo: preparar uma determinada quantidade de defesas em um dia ou uma semana.
O ideal é que você crie metas em curto (para um dia), médio (para uma semana ou mês) e longo prazo (para um trimestre ou semestre).

2. Planeje e revise suas atividades

Todos os passos para concluir suas tarefas são necessárias? Como gastar menos tempo com atividades operacionais? Por exemplo, quanto tempo se dedica apenas para manter um cadastro com todos os seus processos judiciais atualizados?

Preenchimento de sistemas, consultas aos sites dos tribunais e diários oficiais de justiça. Todos os dias. Existe alguma ferramenta que automatize esse processo? Qual a mais simples? Com essa avaliação, você perceberá que perde um tempo considerável com atividades desnecessárias.

Distribua suas tarefas por horários, mantenha sua agenda atualizada e balanceada, trabalhe com prazos, limpe os e-mails antigos de sua caixa de entrada e, mas não menos importante, evite bagunça em cima da mesa. Ações simples podem mudar seu patamar de produtividade.

3. Estude e busque novas habilidades

Desenvolver novas skills é imprescindível e mesmo que você não tenha tempo ou dinheiro para fazer um curso presencial, existe uma infinidade de opções de conteúdo que podem ser ricos para você. Procure ler mais (livros ou sites), escutar podcasts, assistir vídeos sobre temas da sua área e procure por cursos e treinamentos gratuitos para advogados on-line.

Aproveite para conhecer os cursos de Pós-Graduação/Especialização em Direito e Atualização em Direito da Fempar aqui.

4. Alie-se à novas tecnologias

Invista em novas tecnologias e se atualize constantemente. Existem softwares e aplicativos jurídicos que podem triplicar sua produtividade automatizando tarefas operacionais e tornando as informações mais acessíveis e fáceis de encontrar.

5. Tenha horários para acessar as redes sociais

O brasileiro tem uma cultura muito forte de acessar as redes sociais mesmo no horário de trabalho. Elas não são as vilãs, mas a falta de foco e de organização com os horários pode fazer delas um empecilho para um bom rendimento no trabalho.

Pode não parecer, mas aqueles 5 minutos no Instagram e mais 10 minutos no Facebook, várias vezes durante o dia, acabam tomando um tempo enorme. Determine horários de acesso, por exemplo, durante o almoço ou nos intervalos para o café.

6. Seja flexível

Muitas vezes, o tempo (e dinheiro) que gastamos na busca da perfeição (burocracia e infinitas aprovações) é muito maior do que consertar um pequeno erro no final. A maioria dos deslizes são passíveis de correção ou retratação, sobretudo quando se trabalha em equipe e ainda não está na versão final do trabalho. Pense nisso, especialmente se você lidera uma equipe de associados.

7. Controle bem cada minuto do seu tempo

Fazer uma boa gestão do tempo ajuda e muito a aumentar a produtividade dentro do escritório. Quando você estabelecer que vai usar cada hora do seu dia para fazer uma determinada tarefa, é possível conseguir mais organização e, assim, realizar mais tarefas dentro das mesmas 24 horas de todos os dias.

Não se esqueça de separar um tempo para cuidar de você. Reservar, pelo menos, 1 hora do dia para praticar exercícios aumenta o foco e a produtividade no trabalho, por exemplo. Focar no seu bem-estar também ajuda a deixar o dia muito mais leve.

Fonte: Jusbrasil e Direito Profissional

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn