Confira os 7 livros que todo estudante de direito precisa ler

Confira os 7 livros que todo estudante de direito precisa ler

Assim como qualquer curso de graduação, o curso de Direito também possui sua literatura obrigatória. São livros que todo estudante de direito deve ler. Confira 7 dicas de livros que você não pode deixar de ler.

1 – “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” (Dale Carnegie)

Esta é uma das obras mais conhecidas de Dale Carnegie. Durante o curso de direito você aprende que o mundo exige que haja um relacionamento adequado entre as pessoas. Normalmente, os demais cursos universitários não vão te ensinar isso.

Por outro lado, a vida mostra o quanto é preciso saber lidar com as pessoas em todas as ocasiões, criar e manter contatos e, principalmente, conseguir fazer com que as pessoas aceitem e mudem o seu modo de pensar a partir das suas ideias. “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” é um clássico para estudantes de direito, e você sem dúvidas precisa ler.

2 – “A Arte de Fazer Acontecer” (David Allen)

Cursar direito não é simplesmente ir para a faculdade, esse é um curso que tem a capacidade de mexer com a vida de todos os estudantes, em todos os níveis que se possa imaginar. Essa obra nos faz refletir se estamos realmente preparados para lidar com uma infinidade de livros, materiais, datas e tarefas, além de anotações, provas, objetivos pessoais e a organização dos seus sonhos, para conquistar o tão desejado título de advogado.

David Allen, em seu livro, vai te ajudar a lidar com questões de organização pessoal, para que assim você possa garantir seu sucesso.

3 – “A Arte da Guerra” (Sun Tzu)

Essa obra é um clássico, que deveria ser obrigatória sua leitura não só no curso de direito, mas em todas as faculdades. O livro fala de como devemos nos comportar e sempre utilizar o conhecimento estratégico, preparo e postura diante de situações difíceis.

O autor mostra que precisamos encarar os momentos de turbulência sem nos fazermos de vítimas da situação. Compre um exemplar de “A Arte da Guerra” e estude-o. Há muitas lições e uma profunda filosofia nesse livro.

4 – “Teoria Geral do Processo” (Cintra, Grinover e Dinamarco)

Esse livro fala sobre a forma de organização judiciária que acontece no Brasil, evidenciando as funções do STJ e do STF, além de destacar os tipos serviços auxiliares da Justiça, tais como Ministério Público, advogados públicos e particulares, entre outros.

5 – “Um Pilar de Ferro” (Taylor Caldwell)

Esse é um romance sobre a vida de Marco Túlio Cícero, conhecido e renomado orador e advogado na época da Roma Antiga.

Neste livro, você vai conhecer alguns cenários que fizeram parte da vida de Cícero, como por exemplo, a sua contratação para atuar em escritório de advocacia, seguida da sua contratação para trabalhar em cargos públicos. Cícero ficou conhecido por usar discursos honestos e patrióticos, com o objetivo de esconder a podridão existente na política, além de uma defesa criminal no qual Cícero tem uma vitória espetacular.

6 – “Teoria da Norma Jurídica” (Norberto Bobbio)

Esta sugestão de livro tem o objetivo de te ajudar a conhecer a dinâmica da normativa jurídica, de um ponto de vista mais sistemático, no qual são classificadas e explicadas as normas jurídicas e suas principais características.

7 – “Teoria do Ordenamento Jurídico” (Norberto Bobbio)

Este livro explica o direito do ponto de vista do ordenamento jurídico, iniciando com um capítulo intitulado “Da norma jurídica ao ordenamento jurídico”. Os capítulos seguintes falam sobre a unidade, a coerência e a completude do ordenamento jurídico, e ainda há um interessante capítulo sobre as relações entre os ordenamentos jurídicos.

 

Fonte: Canal do Ensino

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn