Como criar metas profissionais alcançáveis para 2020 - Fempar

Como criar metas profissionais alcançáveis para 2020

O final do ano é para muitas pessoas o momento ideal de pausa para reflexão sobre os diversos aspectos da vida: pessoal, profissional, familiar e financeira. É comum, ao final de cada ano, criarmos listas, redefinirmos objetivos, repensarmos projetos que muitas vezes ainda não foram colocados em prática. Iniciar uma formação para uma nova carreira, economizar dinheiro, melhorar relacionamentos, mudar atitudes. São diversas as reflexões nesta época do ano.

Para ter maiores chances de alcançar os objetivos, o ideal é ter metas bem definidas. Quando uma pessoa define seus objetivos e foca todo seu esforço nele, elas tem uma boa chance de conseguir realizá-lo. Nesse sentido, entender e aplicar as metas SMART é muito interessante. Conheça e inicie 2020 utilizando este método eficiente de criação de metas.

Funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado.

Na palavra SMART, cada sigla tem um significado. Vamos falar de cada um a seguir:

S — Specific, ou específica
Uma meta específica é aquela que tem significado único. Ao invés de estabelecer como meta “aumentar a cartela de clientes”, o melhor seria “aumentar em 15% o número de clientes do contencioso previdenciário”. Para definir a especificidade da meta, é preciso entender seu objetivo, o modo de realização e seu significado para o escritório.

M — Measurable, ou mensurável
A meta precisa também ser mensurável, ou seja, deve ser possível medi-la e acompanhar seu cumprimento. Isso é especialmente importante para metas de longo prazo, que são mais difíceis de serem executadas. E como mensurá-las? Softwares, planilhas e questionários são boas opções.

A — Attainable ou atingível
Uma meta atingível é aquela que tem potencial de se transformar em realidade. As metas impossíveis desmotivam a equipe e geram frustração.

R — Relevant, ou relevante
Já a meta relevante é aquela que traz impactos imediatos para o escritório. Ela deve estar ligada a resultados.

T — Time based, ou temporal
A meta temporal possui um tempo para ser atingida. Dessa forma, não se perde seu cumprimento diante das adversidades. É preciso fixar um prazo desde o início para que ela se torne exequível.

Ao final terá metas bem definidas (específica, mensurável, tangível, com prazo definido e que gere impacto).

Faltando poucos dias para acabar o ano. Você já definiu as suas metas para 2020? E elas são SMART?

Comente em nossa página no Facebook.

Fontes: preambulo.com.br; todaatual.com; rockcontent.com

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn