Conheça 5 motivos para fazer uma pós-graduação em Direito

Conheça 5 motivos para fazer uma pós-graduação em Direito


O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, e ter apenas uma graduação não é mais suficiente. Por isso, é fundamental buscar um curso de pós-graduação para especializar-se em áreas jurídicas específicas.

Confira abaixo 5 motivos para fazer uma pós-graduação em Direito:

 

1. Especializar-se em uma área do Direito

O Direito é um curso bastante amplo que proporciona aos seus graduados o contato com diversas ramificações. São áreas jurídicas específicas, como Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, dentre outras. Tais ramos de conhecimento são apresentados aos alunos durante a graduação de forma geral, por meio de seus conceitos básicos e principais leis que regem o assunto.

Como todas as áreas são densas e ricas em conteúdo, depois da graduação é indicado ao profissional do Direito eleger uma delas para se especializar e se dedicar ao seu estudo aprofundado. Esse aprofundamento pode ser feito por meio da pós-graduação, que apresentará ao bacharel um estudo direcionado à área que escolheu, a partir da análise de doutrinas específicas, casos concretos e jurisprudências diretamente relacionadas ao tema.

2. Ampliar o networking

Um curso de pós-graduação, além de proporcionar o estudo específico de determinada área de conhecimento, possibilita também a ampliação do networking. Os professores e demais alunos do curso poderão agregar um conhecimento que irá além dos livros e dos artigos acadêmicos, a partir da troca de experiências profissionais e bagagem teórica de outros cursos realizados por eles.

Além disso, os contatos estabelecidos na pós-graduação poderão proporcionar indicações para novas oportunidades de emprego, ampliação da cartela de clientes e parcerias profissionais.

3. Aumentar a remuneração

Atualmente, com tantos profissionais capacitados no mercado, é preciso se destacar por meio de especializações e formações técnicas avançadas. Essa especialização tem muita importância para os escritórios de advocacia e para as empresas no geral, que procuram cada vez mais advogados com conhecimento diferenciado.

E a tendência de valorização para esses profissionais, que procuram se especializar e atualizar os seus estudos, é de aumento da remuneração ou do recebimento de uma promoção. Esse fato foi comprovado por uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half no mercado de trabalho brasileiro e constatou que 66% dos profissionais que concluíram cursos de pós-graduação ou MBA tiveram seus salários aumentados.

4. Ampliar conhecimentos práticos

Um dos pilares do curso de pós-graduação é o foco na aplicação do conhecimento em casos práticos do dia a dia do mercado de trabalho. Para o Direito, ainda que a teoria e a doutrina sejam muito importantes para a formação de um bom profissional, é de extrema importância que a prática jurídica seja levada em consideração na hora de se especializar.

Somente por meio da análise de julgados e de casos reais é que o profissional poderá verificar e constatar quais são as linhas de decisão mais utilizadas na atualidade pelas jurisprudências brasileira e mundial. E o curso de pós-graduação é o caminho ideal para quem quer entrar em contato com a aplicação do Direito nos dias de hoje.

5. Manter-se atualizado

Mesmo que o profissional do Direito já tenha feito uma pós-graduação e se especializado em uma área de preferência, é essencial estar sempre atualizado para as novidades e tendências da doutrina e da jurisprudência. A sociedade e o pensamento mudam a todo o momento e o Direito está em coordenação com essas mudanças. Por isso, é preciso que os profissionais dessa área estejam dispostos a reciclar suas ideias e modos de atuação para as novidades do mercado.

Este é outro motivo para fazer uma pós-graduação, que possibilitará ao graduado o contato com os posicionamentos e as correntes de pensamento mais modernas do Direito. O conhecimento jurídico é muito amplo e oferece aos seus graduados uma série de opções para especialização. É por isso que um curso de pós-graduação será um diferencial de destaque em seu currículo!

 

Conheça o curso de Pós-Graduação/Especialização da Fempar, destinado a bacharéis em Direito que buscam especialização ou aperfeiçoamento, especialmente para ingresso na carreira do Ministério Público. Clique aqui

 

Fonte: Juris Correspondente

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn