Conheça podcasts da área do Direito para se manter atualizado

Conheça podcasts da área do Direito para se manter atualizado


O podcast é um programa de áudio para internet em que, diferentemente do rádio, o ouvinte não fica preso a horários e pode ouvir quando quiser. Os usuários podem escolher programas de notícias, saber a opinião de críticos de cinema, testemunhar debates sobre qualquer assunto ou, até mesmo, ouvir músicas.

Por esta razão, é uma ótima ferramenta de informação e atualização do profissional do Direito, que tem uma rotina corrida de análise de processos, estudo de teses, atendimento de consultas, reuniões com clientes e associados, audiências e atividades administrativas.

Conheça 8 podcasts da área de direito que vão te manter atualizado :

 

1. Salvo Melhor Juízo

Salvo Melhor Juízo disponibiliza debates que fazem intersecções interessantes do Direito com outras áreas do conhecimento.disponibiliza debates que fazem intersecções interessantes do Direito com outras áreas do conhecimento. E ele vai além do óbvio. Promove debate desde temas contemporâneos e de mudanças recentes na legislação, por exemplo, até questões mais profundas. E é aí que entram as conversas sobre filosofia, história e literatura, por exemplo.À frente do programa estão três profissionais do Direito que costumam levar convidados especialistas nas temáticas que serão discutidas. O resultado é um debate interessante, dentro do formato proposto pelo podcast: uma conversa leve e com linguagem acessível, que tenta, a todo momento, levar o assunto para a prática e para uma realidade próxima do ouvinte. Isso faz com que os ouvintes nem percebam a passagem das quase duas horas de duração do programa, por exemplo.Os episódios estão disponíveis pelo Soundcloud ou no próprio site.

2. Tá Fazendo Direito?

A proposta do Tá fazendo Direito? é discutir temas que estão em alta no cenário brasileiro e nos jornais. Nos episódios, os apresentadores e os convidados analisam questões políticas e situações do dia a dia, procurando sempre fazer uma relação direta com o Direito. Além disso, eles também debatem os lapsos das questões jurídicas, as possibilidades de interpretação e as falhas da legislação.A apresentação fica por conta dos advogados José Fernando Simão, professor de Direito Civil da USP, e Caio Bartine, professor e coordenador de Direito Tributário da Faculdade Damásio. O procurador do Estado de São Paulo, André Figaro, também participa do programa.Os episódios estão disponíveis no próprio site oficial do podcast.

3. Páginas de Direito

Páginas de Direito está dividido em quatro séries. Duas ainda estão na ativa: as que discutem o Novo CPC e as que abordam temas de Jurisdição e Processos. Outras duas, apesar de bem completas, já encerraram. História do Processo Judicial, por exemplo, tem 69 episódios. Já Processos Coletivos reúne outros 24 podcasts.A apresentação é feita pelo desembargador aposentado José Maria Tesheiner, que foi professor de processo civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por 30 anos. Ele também tem a companhia da advogada Mariângela Milhoranza, pós-doutora e professora de processo civil.Os podcast são curtos e variam de três a 15 minutos, por exemplo. Os episódios estão disponíveis gratuitamente no site do Páginas de Direito.

4. Direto ao Ponto

Direito ao Ponto é um dos mais novos podcasts de Direito do país e um dos únicos que é atualizado diariamente. O formato é interessante: em episódios curtos, de até dez minutos, são apresentados e discutidos o que aconteceu de mais relevante no Direito e na política naquele dia.A produção e a apresentação é dos alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. Os episódios estão disponíveis no site do programa e também em plataformas de streming, como, por exemplo, Spotity, iTunes e Google Podcasts.

5. Justificando

Faz pouco que o Justificando, site jurídico e de notícias sobre a política nacional, passou a se aventurar também pelo mundo dos podscats de Direito. Na mesma linha do site, os programas também debatem sobre temas políticos do momento e também aqueles relacionados à Justiça. A ideia é fazer uma leitura interessante do mundo contemporâneo, sempre voltada a um viés progressista.Com o uso de uma linguagem acessível, a ideia é atingir os operadores do Direito, mas também o público leigo. Os podcasts estão disponíveis no próprio site do Justificando e também pode ser acessados por meio de plataformas de streaming, como Spotity e Soundcloud, por exemplo.

6. MP no Rádio

Em áudios de cerca de 15 minutos, integrantes do MPPR e convidados tratam de temas de interesse da população de forma clara e objetiva, como direito de família, saúde, patrimônio público, educação, meio ambiente e segurança, entre outros.

Spotify  Apple Podcasts  Google Podcasts

7. MP Responde

Em áudios curtos, de aproximadamente um minuto, procuradores e promotores de Justiça e convidados esclarecem dúvidas sobre questões relacionadas às áreas de atuação do Ministério Público. É possível sugerir temas pelo e-mail mpnoradio@mppr.mp.br.

Spotify  Apple Podcasts  Google Podcasts

8. Julgados e Comentados

O MPPR tem também um podcast para tratar das principais decisões tomadas por Tribunais de todo o país e Cortes Internacionais sob a ótica do Ministério Público. O Julgados e Comentados e disponibilizado quinzenalmente nas principais plataformas de podcast. Quem quiser pode sugerir temas e entrevistados ou fazer comentários sobre cada episódio pelo e-mail julgadosecomentados@mppr.mp.br.

Ouça aqui  Spotify  Apple Podcasts  Deezer  Google Podcasts

 

 

Você já conhecia esses podcasts? Conhece outros? Conte para nós aqui nos comentários da publicação do Facebook.

 

Fonte: MPPR e SAJ Adv

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn