Entrevista sobre alienação parental traz exemplos dessa forma de violência

Entrevista sobre alienação parental traz exemplos dessa forma de violência

O MP no Rádio desta semana trata de um tema da área do direito de família que gera muitas dúvidas: a alienação parental, circunstância prevista em lei, que é caracterizada como violência psicológica praticada por um dos genitores contra os filhos. Por exemplo: casos de mãe ou pai que tenta colocar as crianças contra o outro genitor, ou que procura desqualificar a relação com os filhos ou com a família do outro genitor, entre outras situações. O entrevistado é o promotor de Justiça Willian Lira de Souza, do Ministério Público do Paraná.

Durante a conversa, ele explica o que é a alienação parental, aponta situações que podem caracterizar esse tipo de violência, fala da responsabilização das pessoas que incorrem nessa prática (não só pais e mães, mas também avós), indica sinais de que a criança pode estar sendo submetida a isso e também caminhos para evitar esse tipo de ocorrência.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Violência nas escolas – Na edição da semana passada, o MP no Rádio falou do problema da violência nas escolas com o procurador de Justiça Murillo José Digiácomo, do MPPR, que é especializado na área da Infância e Juventude. A íntegra da entrevista está disponível aqui.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

 Fonte: Portal do MPPR
Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn