Entrevista trata de violência sexual contra crianças e adolescentes

Entrevista trata de violência sexual contra crianças e adolescentes

Esta semana é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data lembrada em 18 de maio. Conforme o boletim Análise Epidemiológica da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado pelo governo federal, no período de 2011 a 2017, só na rede pública de saúde, houve 184.524 registros de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. Com um detalhe: quase 70% dos casos ocorreram na casa das vítimas, tendo como agressores majoritariamente conhecidos (parentes ou pessoas próximas).

Para falar sobre o tema, o MP no Rádio recebe o promotor de Justiça Diogo de Assis Russo, do Ministério Público do Paraná, que atua na área da infância e juventude em Paranaguá, no litoral do estado. Durante a conversa, ele fala dos desafios para o combate a esse tipo de crime, da importância de uma atuação presente da rede de proteção das crianças e adolescentes em todos os municípios e da persecução penal aos agressores, entre outras questões.

Projeto-piloto – Ainda por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Ministério Público do Paraná lançou em Curitiba, no dia 14 de maio, a Liga Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, um projeto-piloto da instituição que objetiva oferecer suporte completo às vítimas de crimes sexuais e suas famílias. O trabalho é realizado por meio da Promotoria do Boqueirão, na capital, que atende os bairros Hauer, Xaxim, Boqueirão e Alto Boqueirão – um universo de quase 200 mil pessoas. Clique aqui e saiba mais.

Violência doméstica – Na edição da semana passada, o MP no Rádio tratou do problema da violência doméstica, com entrevista da promotora de Justiça Fernanda Maria Campanha Motta Ribas, do MPPR, que atua na Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher de Curitiba. Durante a conversa, que pode ser ouvida aqui, ela fala do ciclo da violência doméstica, que não raro começa com agressões verbais pontuais e evolui para a violência física – chegando até mesmo à morte.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Fonte: Portal do MPPR

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn