Ciclos de violência doméstica e suporte a vítimas pautam entrevista do MP no Rádio

Ciclos de violência doméstica e suporte a vítimas pautam entrevista do MP no Rádio

O MP no Rádio trata nesta edição do problema da violência doméstica, presente com grande frequência nos noticiários. O Ligue 180, canal de denúncias do Governo Federal, registrou no primeiro semestre do ano passado 80 mil casos de agressões contra mulheres, sendo 63 mil deles relacionados a situações de violência doméstica. Quem fala sobre o tema é a promotora de Justiça Fernanda Maria Campanha Motta Ribas, do Ministério Público do Paraná, que atua na Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher de Curitiba.

Durante a conversa, ela fala do ciclo da violência doméstica, que não raro começa com agressões verbais pontuais e evolui para a violência física – chegando até mesmo à morte. A promotora cita alternativas para as vítimas buscarem apoio para romperem esse ciclo, aponta medidas de prevenção, comenta os sinais que indicam um relacionamento abusivo e fala sobre o tratamento de homens que já agrediram.

>> Entrevista em bloco único
>> Entrevista em partes: bloco um
>> Entrevista em partes: bloco dois

Viagens para crianças e adolescentes – Na semana passada, o programa falou sobre uma lei federal recente, de março deste ano, que alterou a idade mínima para viagens de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais. A medida tem gerado dúvidas e levado muita gente a procurar a Justiça, às vezes sem necessidade, para obtenção de autorização judicial para viagens dos filhos. A entrevistada é a promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, do Ministério Público do Paraná. A entrevista pode ser acessada aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Fonte: Portal do MPPR

Compartilhe nas Redes Sociais...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn